Cinema Literatura

[Resenha] A Estrada - (The Road, 2009)

08:46Fernando Miranda


Cormac McCarthy, um dos maiores escritores de sua geração, mudou paradigmas e chocou milhares de leitores com um futuro cheio de desespero e fúria quase bíblica, assustando pelo realismo.

10/05/2015 - Por Fernando Miranda

Resenha do livro:

A Estrada, livro lançado em 2006, ganhou um dos mais prestigiosos prêmios literários: o PulitzerCormac McCarthy, um dos maiores escritores de sua geração, mudou paradigmas e chocou milhares de leitores com um futuro cheio de desespero e fúria quase bíblica, assustando pelo realismo. O fato mais aterrador é que esse futuro pode estar logo ali. Numa Terra desolada, cidades estão pura ruína e pó, as florestas transformadas em cinzas, mares estéreis e nuvens tingidas de cinza e preto pela fuligem da destruição. Nesta paisagem terrível, pai e filho buscam um lugar onde possam viver em paz, onde o fim do mundo não tivesse chegado. As únicas coisas que possuem são alguns cobertores, pouca comida, um revólver com algumas balas e roupas em farrapos num carrinho de compras. Através da jornada eles encontram grupos de canibais, que se alimentam de viajantes indefesos, já que grande parte das espécies de caça foi dizimada. Além disso, tem de enfrentar o frio, doenças, e a dor da perda do ente querido: mãe e esposa, respectivamente.

McCarthy recentemente declarou que a inspiração para sua novela foi uma visita que fez a cidade de El Paso, no Texas, em companhia de seu filho mais novo. Imaginando como seria aquela cidade no futuro que nosso presente indica, ele viu "fogo nas montanhas", e partilhou sua visão com o filho. Tomado notas iniciais, ele abandonou o projeto até viajar para Irlanda, meses depois, quando a idéia de A Estrada o assaltou novamente. Ao lançar o livro, dedicou a seu filho John Francis McCarthy.

O escritor Michael Chabon, em resenha para o New York Review of Books, insistiu em dizer que "A Estrada não é um livro de ficção-científica. A história tem tanto elementos clássico-épicos quanto pós-modernos em sua narrativa". Considera o livro um "épico lírico de horror, para melhor entendimento". Em junho de 2008, a revista Entertainment Weekly nomeou A Estrada como o melhor livro dos últimos 25 anos, à frente de Harry Potter e o Cálice Sagrado, de J.K. Rowling e Amada de Toni Morrison.

George Monbiot, importante ativista ecológico, ficou tão impressionado com a leitura de A Estrada que declarou Cormac McCarthy como uma das "50 pessoas que poderiam salvar o planeta", num artigo publicado em janeiro de 2008. Monbiot ainda citou que o livro pode ser um dos mais importantes obras com temas de ecologia e meio ambiente já escritas, porque imagina a experiência de mundo sem biosfera, e mostra que tudo o que valorizamos depende da estabilidade do ecossistema. O livro ainda foi agraciado com o James Tait Black Memorial Prize for fiction em 2006, foi finalista do 2006 National Book Critics Circle Award for fiction, além de ser declarado o "Livro da Década" pela revista The Times.

Cormac McCarthy é um escritor norte-americano. Em 40 anos de carreira literária, produziu nove romances, entre eles Todos os Belos CavalosA Travessia e Cidade das Planícies, que o autor batizou de Trilogia da Fronteira. Onde os Velhos Não Têm Vez, lançado nos Estados Unidos em 2005, foi adaptado para o cinema pelos irmãos Joel e Ethan Coen, e recebeu 4 Oscars. O escritor tem sido comparado a outros grandes nomes do romance contemporâneo norte-americano, como Don DelilloPhilip Roth ou Thomas Pynchon.

Resenha do filme:

Em 2006, o produtor Nick Wechsler comprou os direitos de A Estrada, depois de ler o livro e vislumbrar que a pungente história poderia ir para as telas se fosse bem executada. Wechsler contatou John Hillcoat, que havia recentemente dirigido o drama-western A Proposta, sendo bem recebido nas salas de cinema e pela crítica. Hillcoat aceitou a proposta de dirigir o longa, e Wechsler justificou sua escolha dizendo que "tinha algo maravilhoso no modo como ele captava a severa e primitiva humanidade do velho-oeste naquele filme".


Joe Penhall foi contratado para adaptar o livro. Wechsler, junto de seus colegas produtores Steve e Paula Mae Schwartz iniciaram a procura pelo protagonista, alguém que emulasse as características tão fortes do personagem do 'Pai' de McCarthy. Viggo Mortensen (Trilogia Senhor dos Anéis e Marcas da Violência) aceitou juntar-se ao elenco, mesmo ocupado com as gravações de Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei no Novo México. Para os papéis da mãe e filho, foram escolhidos Charlize Theron e Kodi Smit-McPhee.

Com um orçamento de 20 milhões de dólares, Hillcoat começou a escolher locações para rodar o longa. O diretor sempre preferiu rodar em locações reais. "Nós não queremos entrar no maravilhoso mundo do CGI (computação gráfica)", brincou. Filmado em grande parte no estado da Pensilvania, EUA, a escolha se deve a grande abundância de locações com lugares "abandonados pelo tempo", ou decadentes: antigas minas, dunas e construções em ruínas. Também foram filmadas algumas cenas em parte de Nova Orleans, onde ocorreu a destruição causada pelo Furacão Katrina.

Hillcoat quis que o roteiro fosse fiel aos temas centrais do livro, recriando o mundo "em trauma severo", sem explicar as circunstâncias em que o evento apocalíptico aconteceu, tornando "isto mais realista, e tornando-se imediatamente sobre sobrevivência e como poderíamos passar por isso tudo dia após dia em condições totalmente diferentes das atuais".

Nossa colega Rita do blog Cinerama, de Portugal, já assistiu ao filme e critica: "'The Road' não tem os exactos elementos de thriller apocalíptico nem os efeitos visuais que Hollywood nos tenta vender pelo menos uma vez por ano, mas é pleno de tensão e de uma envolvência quase dolorosa. Às exigências física e emocional, Viggo Mortensen responde com excelência, e o jovem australiano de 13 anos Kodi Smit-McPhee, com uma intensidade e intuição que não lhe ficam atrás."

O filme estreiou no Brasil dia 23 de abril.



Título do livro: A Estrada (2009)
Autor: Cormac McCarthy
Editora: Objetiva | Alfaguara
Tradução: Adriana Lisboa

Título do Filme: The Road (A Estrada, 2009)
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall e Nick Wechsler. Elenco: Viggo MortensenCharlize TheronRobert DuvallKodi Smit-McPhee, e Guy Pearce. Gênero: Aventura, Drama, Suspense. Nota do IMDB: 7.6/10 (22090 votos).

Trailer:




Curtiu a leitura? Compartilhe as notícias, novidades e matérias do Filme do Livro com os amigos!

Clique aqui para receber o conteúdo do Filme do Livro por e-mail!

Mais:

Confira os 10 melhores "Road-Movies" no site do Cinema e Afins
Compre o livro no site da Livraria Saraiva
Compre o livro no site da Editora Objetiva


Continue lendo

Postagens relacionadas:

0 comentários

Formulário de contato